Guia básico para cabelos naturais: como lavar e secar cacheados, crespos e ondulados

O especialista em cabelos naturais Bruno Dantte, que desenvolveu uma técnica exclusiva para mulheres assumirem suas madeixas sem química, explica a forma certa de cuidar dos fios

Bruno Dantte
Bruno Dantte

Assumir as madeixas naturais tem muitas vantagens, além de resgatar a identidade, fica-se livre da escova ou dos produtos caros para cabelos com química. Cuidar de cachos, crespos e ondulados vira uma relação íntima com seus fios e o procedimento e a periodicidade de lavar deve ser adaptado a cada cabelo. Isso não é novidade para Bruno Dantte, cabeleireiro há 15 anos que se especializou em cabelos naturais.

– Cada cabelo é único e deve-se respeitar isso na hora da higienização. É preciso levar em conta o tipo do couro cabeludo e o comprimento, além valorizar o que é natural usando os produtos certos – explica.

Mas lavo de quanto tempo? Seco com secador? Uso coques? Bruno Dantte preparou três dicas para tirar dúvidas e deixar as madeixas limpinhas e lindas. Confira:

foto: Divulgação/ Caio Costa
foto: Divulgação/ Caio Costa

Couro cabeludo e procedimento de lavagem
A primeira coisa é definir se o couro cabeludo é seco ou oleoso, para ver se você vai usar low ou no poo. Deve-se esfregar bem o higienizador no couro cabeludo – e o higienizador é usado somente no couro cabeludo – para que sujeira possa ser retirada. Enxague bem. Em seguida, aplique o condicionador em todo o cabelo e enxague. Faça a finalização como gosta, pode-se ter maior  ou menos volume. 

Periodicidade de lavagem em cabelos crespos, cacheados e com ondas
O intervalo de lavagem do cabelo depende muito do couro cabeludo. Quem tem o couro muito oleoso normalmente lava todo dia. Se a sua oleosidade é médio, pode-se lavar dia sim, dia não.

Para quem tem o couro cabeludo de normal a seco, a lavagem pode ser feita de dois em dois ou de três em três dias. Tem pessoas que tem um couro cabeludo muito seco e então pode-se lavar até só uma vez por semana.

Secar o cabelo e cuidados à noite – use fronha de cetim
Deixar o cabelo secar naturalmente é sempre o mais indicado. Se você tiver habilidade com o difusor, também pode conseguir ótimos resultados. Para quem tem o cabelo longo faça o coque abacaxi. No caso daqueles cabelos com cumprimento não tão longo, o minicoque tem que ser feito com cuidado pois se esticar muito desfaz o cacho e friza o cabelo. Para quem tem cabelo mais curto funciona a toca de cetim ou deixar o cabelo solto e usar fronha de cetim para dormir. Esta fronha, aliás, é indicada para todos os tipos e tamanhos de cabelos e faz bem tanto para os fios quanto para a pele.

Bruno Dantte:

foto: Divulgação/ Caio Costa
foto: Divulgação/ Caio Costa

Estica, puxa, faz química, gasta um dinheirão, perde cabelo e, em alguns casos, a própria identidade. Sem falar na saúde dos fios. A busca pelo “padrão ideal” das madeixas vem se tornando coisa do passado, ou melhor, o padrão vem se transformando em assumir o cabelo de cada um como é. Isso não é novidade para Bruno Dantte, cabeleireiro há 15 anos que se especializou em cabelos naturais: 

– Nunca gostei de fazer escovas ou alisamentos. Trabalhar com fios na forma natural seria fazer o que gosto da maneira que gosto. Há oito anos comecei a me especializar, estudar, treinar e desenvolvi a técnica. Há três atingi minha autonomia – explica Bruno, que uniu seu trabalho à técnica americana da Deva Academy de tratar e definir os cabelos de forma natural, respeitando a estrutura que cada um possui, e também se especializou em Nova Iorque.

Após um longo período de trabalho em São Paulo, Bruno atendeu a francesa Elise Noui, apaixonada pelos seus cabelos naturais, que ao ver como ele transformou os seus cachos o convidou para abrir um salão em Paris, na França. Mas o coração do cabeleireiro falou mais alto pelo Rio de Janeiro, sua cidade natal, e ele a convenceu que seria melhor abrir o salão na Cidade Maravilhosa. Foi aí então que surgiu o Bruno Dantte Conceito, que fica na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade.  

Além de cabelos cacheados, ondulados e crespos, no salão lida-se com aceitação e com a recuperação da autoestima:

– Meu trabalho é mostrar para a cliente que um cabelo natural pode ser um cabelo bonito, saudável, que ela pode ser bonita assim.  Ela esbarrava muito no que a mãe falava, no que o marido dizia, ou no trabalho e vivemos em ambientes que são muito preconceituosos ainda, não que isso seja escancarado, mas existe. É essa sensação que tentamos passar.

Bruno Dantte Conceito:

Endereço: Shopping Downtown – Avenida das Américas 500, Bloco 13, Portaria B / C, Sala 315 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ.

Telefone: 3547-2927

Instagram: @brunodantte

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here