Nutricionista e Atleta Fitness dá dicas de como se alimentar bem e gastar pouco

foto: Salomon Urraca
foto: Salomon Urraca

“Muitas pessoas acham que para ser saudável é preciso gastar rios de dinheiro, mas antes de tudo saiba que comer bem é ter uma alimentação balanceada e variada. O segredo para quem quer emagrecer, ou simplesmente comer de modo mais saudável, não está nos alimentos light ou diet, e sim na escolha certa dos alimentos a fim de deixar seu cardápio mais leve. Os produtos lights, quando comparados aos normais, têm apenas 25% a menos de algum ingrediente, mas isso não significa que sejam menos calóricos. Já os produtos diet, não contém açúcar, por isso são indicados aos diabéticos, mas muitas vezes tem mais gordura que os produtos normais.

Ao contrário do que o senso comum indica, é possível investir em uma alimentação saudável sem desfalcar a conta corrente. O que mais encarece o preço dos alimentos é o fato de serem orgânicos ou integrais, mas saiba que esses alimentos não são imprescindíveis para o sucesso da sua dieta.

foto: Salomon Urraca
foto: Salomon Urraca

Os alimentos integrais são ricos em fibras, o que aumenta a sensação de saciedade, e ainda possuem uma concentração maior de vitaminas e minerais, mas é possível dosar isto com a combinação certa de alimentos. Uma opção acessível é a aveia, que é barata e você pode salpicar sobre o iogurte ou fruta, por exemplo.

Também é preciso considerar a preparação dos alimentos quando falamos em comida saudável. Não é preciso fazer pratos elaborados e invenções. Evite o uso de óleos, molhos à base de queijos e maionese, e açúcar. Você certamente já estará ingerindo alimentos mais leves, sem mexer no orçamento somente fazendo essas alterações.

Prefira alimentos in natura aos industrializados. Os industrializados duram mais e muitas vezes são mais saborosos, mas lembre-se que eles possuem muito mais sódio também, que pode colaborar para o aumento da pressão arterial e da retenção de líquido.

Outra dica é optar por frutas, verduras e legumes da estação, pois além de serem mais baratos são também mais saborosos. Quando for comprar carne, esqueça essa ideia de que apenas o frango e a carne vermelha podem estar presentes no seu dia a dia. Alguns peixes têm preços bem acessíveis. E lembre-se, considere todas as opções, salmão não é o único peixe disponível no mercado.

Para ter uma alimentação saudável comece pelo simples e esqueça as invenções de ingredientes da moda. Tenha em mente que uma alimentação saudável lhe trará benefícios a longo prazo, você terá mais saúde, mais disposição e se sentirá bem consigo mesmo. “

Sobre Ivie Rhein: Ivie decidiu se tornar atleta aos 38 anos e conquistou em apenas 1 ano e meio competindo, 5 competições e agora se prepara  para o Campeonato Ferrigno Legacy, onde irá concorrer na categoria Women’s Physique Pro. A competição acontece em novembro, na Califórnia. “Meu objetivo neste concurso é me classificar para o Mr. Olympia, a competição mais renomada do universo do fisiculturismo. Ivie mora nos Estados Unidos desde 2014 e se dedica ao trabalho fitness profissional na categoria Women’s Physique (IFBB Pro).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here